sábado, 20 de setembro de 2008

Cabelos Secos

A cor dos seus cabelos tem algo a ver com cabelos secos? E no
caso dos cabelos ruivos? As ruivas naturais têm fios mais grossos que todos os outros e normalmente começam com madeixas de tipo
normal a oleosas. Conforme as ruivas envelhecem e os fios brancos começam a surgir, seus cabelos eventualmente se tornam secos.
As morenas geralmente começam com adoráveis cabelos brilhantes e dependendo de sua saúde e estilo de vida podem ter cabelos de qualquer tipo.
As mulheres de cabelos castanho-médio, sendo estes mais próximos
de uma cor alourada, têm tendência para cabelos secos já que os raios de sol naturalmente descolorem a camada externa dos fios.
Mulheres de cabelos louro-claro têm tendência para cabelos bastante secos, a reação encontrada é a mesma dos cabelos descoloridos.
Mulheres de cabelos louro-médio têm tendência para qualquer tipo de cabelo e possuem também uma combinação de couro-cabeludo oleoso com pontas secas - assim como as louras de tons mais escuros. Tudo isto depende de fatores hereditários e estilos de vida.
Cabelos finos podem ser oleosos ou secos. Já ví ambos tipos. A maioría dos cabelos finos parecem ser secos. Cabelos com fios mais grossos podem ter uma combinação de couro-cabeludo oleoso com pontas secas. Por esta razão é que o escovado dos cabelos pode ser uma tamanha vantagem para você. Você toma os óleos naturais que foram absorvidos através dos alimentos consumidos numa forte escovada e os traz até as pontas. A velha e tradicional receita de escovar os cabelos 100 vezes todas as noites realmente funciona. Sempre escove os cabelos antes de lavá-los com xampú, já que isto os deixa soltos e livres de dejetos mais facilmente.
Enrolar os cabelos com bóbis é muito mais saudável que utilizar os a calor (ou rolos quentes). Além disto, voce sabía que os bóbis tradicionais estão de volta? Seu penteado irá durar por muito mais tempo, também. Para uma força adicional e mais movimento, evite ao máximo o uso do secador. Pense nas coisas que pode fazer enquanto espera seu cabelo secar. Faça a lista de compras, converse ao telefone, cheque sua lista de e-mails, escreva uma carta, balance o bebê, tire o pó, passe um pano no chão, lave pratos ou mesmo, use o fio dental. Não diga que você não tem tempo. Faça uma lista das coisas que precisam ser feitas e as vá consultando conforme escreve. Você irá descobrir que tem mais tempo do que o que jamais teve.
O sol, o atrito com o vento e com a areia e a ação das substâncias químicas da piscina abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula), deixando o interior fragilizado e predisposto a alterações como ressecamento, quebra e perda de elasticidade. Esses agressores também levam embora partículas microscópicas de queratina, a proteína que forma o cabelo, causando buracos invisíveis a olho nu que o tornam áspero. O problema se agrava com o uso freqüente de secador ou chapinha, pois o calor retira boa parte da água dos fios, ressecando-os ainda mais.
em casa
Os xampus e condicionadores precisam de ativos hidratantes (como pantenol, aloe vera, extratos vegetais, ceramidas e lipídeos), mas também devem ser enriquecidos com queratina, aminoácidos ou proteína (do leite ou do trigo, por exemplo). Essas substâncias conseguem se fixar no fio, reconstituindo-o. Uma ou duas vezes por semana, vale a pena fazer uma máscara reconstrutora. Para completar, leave-in com filtro solar diariamente é indispensável para reverter ou prevenir estragos.

Nenhum comentário: