
sábado, 20 de setembro de 2008
Disfarce os cabelos brancos
Cabelos brancos são um clássico sinal de envelhecimento, que nem sempre ocorre em pessoas idosas. Muitas vezes, os primeiros fios prateados surgem precocemente e é preciso saber disfarçá-los. A esteticista Eva Rodrigues dá conselhos para quem quer se livrar deles de maneira segura.
- CHÁS
São uma boa opção para quem não quer usar tinturas ou outros produtos químicos. A regra é simples e a mesma para todos os tons de cabelo: preparar um chá bem forte e, depois de toda lavagem, aplicar nos fios. Para quem tem cabelos castanhos o chá preto é o mais indicado. Para os avermelhados, a escolha deve ser pelo chá de casca de cebola com uma pitada de urucum. Para os fios loiros, prepare um chá de camomila.
- HENA
É uma excelente escolha para quem tem apenas alguns fios brancos. Além de escondê-los, ela dá uma tonalidade bonita às madeixas.
- XAMPUS TONALIZANTES
Têm pouca química, por isso agridem menos os cabelos. Escolha um tom bem próximo ao da cor natural do seu cabelo.
- LUZES
Disfarçam e dão luminosidade aos fios brancos, além de garantir uma aparência muito natural.
- TINTURAS
Prefira tons dourados, chocolate ou mel, cores que demoram mais a desbotar. E não se esqueça: use produtos próprios para cabelos tingidos e sempre hidrate suas melenas.
15 dicas para manter o cabelo impecável!
2. É possível domar de vez os fios arrepiados no alto? Infelizmente, não. Mas dá muito bem para contornar o problema. O ideal é cortar um dedo dos fios todo mês (para eliminar o efeito de pontas duplas) e mantê-los sempre maleáveis fazendo hidratação a cada 15 dias (pode ser com receitas caseiras). E lembre-se: os produtos anti-frizz não acabam de vez com o problema, apenas o disfarçam.
3. Como frisar fios lisos? Com tranças. Torça cada mecha, antes de trançá-la, para dar movimento. "E aplique leave-in antes"
4. O que fazer na chuva? Para chuva ou ventania, é bom carregar um lenço de seda, que protege a cabeça (especialmente depois de uma escova). Faixas também ajudam, se quiser um visual mais jovem e moderno. Outra opção é usar elásticos e presilhas. Se fizer um calor de rachar e o cabelo ficar suado e grudado na cabeça, faça um coque meio preso, meio solto, com cara de improvisado. Ou um rabo-de-cavalo bem alto. Vai remoçar vários anos.
5. E para durar o baby-liss? Nesse caso, use um ativador de cachos. Nos fios lisos, ele dura um dia; nos ondulados e cacheados, o efeito pode permanecer por até três dias.
6. Dá para fazer cacheado mesmo sem baby-liss? Sim, é possível. Com o cabelo bem lavado seco, torça todo o comprimento e prenda os fios como se fosse fazer um coque. Deixe os fios assim por algumas horas. Quando for sair de casa, é só soltá-los. As mechas ficam lindas, naturais e muito bem definidas"
7. Há penteados rápidos e fáceis para festas? Se você decidiu ir em algum evento de última hora, faça o seguinte: enrole alguns bobes em toda a cabeça, antes de entrar no banho. Detalhe: os bobes devem ser grandes. Assim, o vapor da água quente acaba ajudando naturalmente na modelagem depois, criando ondas supersensuais nos fios.
8. Como domar a franja do cabelo rebelde? Basta ter dois minutos por dia (e paciência para secá-la com secador. Com os fios ainda úmidos, aplique ainda um pingo de redutor de volume, seque e finalize com pomada ou cera. O efeito fica ótimo.
9. E pra durar a escova? Evite mexer muito no cabelo. Passar muito a mão ou pentear demais os fios, além de acabar com o efeito, provoca oleosidade. No banho, não prenda nem coloque touca plástica. Ela acaba com o efeito da escova. O ideal é envolver a cabeça em uma toalha para proteger do vapor. Após o banho, use um difusor e, para finalizar, faça meia dúzia de babyliss no topo da cabeça, só nas pontas, nos fios laterais, para dar uma levantada no visual e tirar aquela cara de amassado, por causa da toalha enrolada.
10. Dá para corrigir rápido a raiz branca? Em casos de emergência, você pode disfarçar os branquinhos passando uma sombra da cor do cabelo bem em cima deles. Isso resolve o problema por algumas horas, apenas. Outra sugestão, se você tiver cabelo escuro, é passar o pincel com rímel da cor dos fios, bem nas partes onde a raiz está branca. E evite ficar passando a mão nos fios, para não borrar. É um ótimo quebra-galho.
11. Há horário melhor para escovar o cabelo? Sim, o horário mais apropriado para a escovação é sempre antes de dormir, já que, logo em seguida você ficará na posição horizontal, o que favorece ainda mais a circulação sangüínea do couro cabeludo.
12. Rabo está na moda? O rabo-de-cavalo continua em alta e vale para qualquer tipo de cabelo, até ondulados e cacheados. "Quanto mais alto, mais sensual", diz Trindade.
13. Posso usar xampu infantil? Não. Eles têm agentes químicos (para não irritar os olhos) desnecessários para o adulto e não são apropriados para o cabelo mais maduro e resistente.
14. Xampu com filtro solar é útil? Não, porque como o xampu é sempre retirado no enxágüe, ele perde esse efeito. "Para proteger os fios do sol, recorra ao leave-in e outros finalizadores. Eles funcionam melhor porque permanecem nos fios"
15. Prender sempre é prejudicial? Depende. Quem tem cabelo fino deve evitar isso, porque enfraquece ainda mais os fios. Já quem tem cabelo forte pode prendê-los com freqüência. Se tiver cabelo liso, cuidado ao prender sempre do mesmo jeito, para não deixar os fios marcados.
21 segredos para lavar bem o cabelo

1. Por que lavar no salão é melhor do que em casa?
Os salões trabalham com água mineral ou filtrada. E a posição da cabeça no lavatório permite que o profissional ensaboe, massageie e remova o produto de maneira uniforme.
2. Como passo o xampu?
Com suavidade, sem esfregar. Nunca use as unhas. Com a ponta dos dedos, massageie o couro cabeludo fazendo movimentos circulares, para limpar e ativar a circulação. Já nos fios, deslize as mãos unidas, de cima para baixo, mecha por mecha. Assim evitará quebras.
3. Xampu dissolvido com água maltrata menos?
Não. Cristina Zuccarelli, técnica do laboratório de cosméticos Schwarzkopf, diz que "as fórmulas atualmente são equilibradas. Ao adicionar água, você dilui os princípios ativos e o xampu perde a eficácia".
4. Preciso passar o xampu duas vezes?
"Se você lava o cabelo todos os dias, não. Caso contrário, é recomendável a reaplicação para remover resíduos (de poluição e cremes), deixando o couro cabeludo completamente
limpo", explica Cristina.
5. Como posso saber se enxagüei bem?
Passe as mãos no cabelo levando a umidade da raiz para as pontas. Se fizer espuma, ainda há xampu.
6. Xampu caro é melhor?
Nem sempre. Xampu bom é aquele que atende às necessidades de seu cabelo. Use marcas conhecidas, que equilibram os ingredientes nas fórmulas.
7. Devo mudar o xampu de tempos em tempos?
Não é uma regra. Se você, por exemplo, usa xampu para cabelos ressecados e, após várias lavagens, percebe que os fios estão hidratados, não precisa mais desse produto. A
dica é: quando você perceber que o xampu não está mais deixando seu cabelo bonito, é hora de reavaliar o estado dos fios e mudar.
8. Todo cabelo precisa de condicionador?
Não. Depende da constituição genética e da quantidade de química que se usa. "Como a maioria faz luzes, relaxamentos, tinturas e escovas, precisa usar condicionador", diz Alexandra Bononi, dermatologista da rede de salões Jacques Janine.
9. Água fria é melhor?
Sim. Ela fecha as escamas dos fios, mantendo-os uniformes. E, quanto mais uniformes, mais brilhantes.
10. Se meu cabelo for crespo e escuro, e estiver alisado e com mechas, que tipo de xampu devo usar?
Observe como seu cabelo está, e não como ele é. Um crespo alisado deve ser lavado com xampu para cabelos quimicamente tratados. Há produtos para alisados e para mechas. Então, o ideal é intercalar.
11. Com raízes oleosas e pontas secas, que xampu eu uso?
Para cabelo oleoso. Hidrate as pontas com um creme sem enxágüe (leave-in).
12. Leave-in, condicionador e creme para pentear são a mesma coisa?
Não. O condicionador deve ser removido com água. Já os cremes para pentear e leave-in tratam os fios ao longo do dia.
13. Para que serve o anti-resíduos?
Com grande poder detergente, é indicado para quem vive exposto à poluição ou utiliza cremes leave-in diariamente. Deve ser usado a cada 4 ou 5 lavagens.
14. O xampu e o creme devem ser sempre da mesma linha e marca?
Sim, porque ambos são elaborados para a mesma finalidade, com os mesmos princípios
ativos e modo de ação.
15. Posso lavar todos os dias?
Sim, mas o excesso de detergente remove o filme protetor de oleosidade natural dos fios, provocando ressecamento. O cabelo fica áspero, rebelde e com pontas duplas. "Xampus neutros (ou para uso diário) são ideais para cabelos frágeis ou com química forte", diz a dermatologista.
16. Creme na raiz provoca queda de cabelo?
Aplique a 3 dedos da raiz. "O condicionador deixa o couro oleoso, com caspa, e isso favorece a queda", explica.
17. Para que caso é recomendado o xampu sem sal?
O xampu sem sal tem o pH mais ácido, que é melhor para o couro cabeludo. É recomendado para quem fez escovas progressivas ou definitivas.
18. Para que se aplica o silicone nas pontas?
Para amenizar pontas duplas e ressecadas. O silicone melhora a aparência porque une as pontas, mas não resolve. A solução é cortar o cabelo.
19. É errado esfregar a toalha para secar?
Sim, quebra os fios. Pressione, da raiz às pontas.
20. Xampus para cabelos tingidos funcionam?
Com estabilizador de cor e filtro solar fixam os pigmentos e tratam a estrutura do fio.
21. Com que freqüência devo lavar?
No mínimo, de 3 em 3 dias. Se a raiz for oleosa, você deve lavá-lo diariamente.
9 lembretes antes de encarar a tesoura
Quer mudar o cabelo? Veja o que você precisa saber para se sentir segura na cadeira do salão e sair de lá feliz com o resultado.
1. Converse com o cabeleireiro
Se a idéia é mudar de visual, escolha o profissional por um corte que ele tenha feito numa amiga ou conhecida. Leve a referência (fotos ou revistas) ao salão e discuta as chances de dar certo para o seu tipo de cabelo. "A cliente tem que confiar no cabeleireiro, mas também deve ter segurança do estilo que quer fazer com o seu cabelo"
2. Muita calma nessa hora
Transformar um cabelo longo em curto pode ser traumatizante. Lembre que o cabelo leva tempo para crescer e isso deve pesar na hora da mudança. É melhor diminuir o comprimento aos poucos. "Corte uns 4 dedos e, se aprovar, siga em frente"
3. Não amole seu marido
Não encha o parceiro com idéias e recortes de revistas com o visual que pretende fazer. Ele, provavelmente, vai dizer que você já está ótima e que não precisa mudar (os homens preferem aquilo com o que estão acostumados). Vá atrás da opinião de amigas queridas e honestas.
4. Olhe fotos antigas
Antes de se decidir, pegue suas fotos antigas e analise os cortes que usou ao longo dos anos. De repente, você pode se identificar de novo com uma franja que voltou a fazer sucesso ou concluir que ela realmente não serve para você.
5. Peça o possível
Se você pedir um corte que viu numa revista e o profissional disser que não vai ficar bom em você, conforme-se. "Você pode querer imitar o corte de cabelo de uma artista, mas para que dê certo procure um exemplo em alguém que tenha o cabelo parecido com o seu, com a mesma ondulação ou textura"
6. Não corte no dia da festa
Nem pense em fazer mudanças radicais no dia daquela grande festa. Você pode detestar o resultado e a decepção pode fazê-la desistir do evento. É preciso algum tempo para se adaptar ao novo caimento do cabelo. Normalmente, em dez dias você se acostuma.
7. Fale sempre a verdade
Não adianta se comprometer com um corte superelaborado se você é daquele tipo que mal penteia o cabelo quando sai. É bom explicar ao seu cabeleireiro quais são os cuidados que você tem regularmente, o que já passou nos fios e quanto tempo dedica a eles. Só assim ele poderá avaliar se deve optar por um corte prático para o dia-a-dia ou se vale investir em algo mais, que exigirá sua atenção diária. "Muitas mulheres omitem os tratamentos que já fizeram. Então, cabe ao cabeleireiro perceber a verdade. Abrir o jogo sempre facilita o trabalho do profissional", ressalta a especialista.
8. Não desconte no visual
Normalmente, quando perdemos o emprego, o namorado ou as coisas não andam muito bem em nossas vidas, é normal que busquemos consolo na cadeira do salão. Mas mudar o visual nesse momento não resolverá seus problemas. Ao contrário, é provável que você nem curta o resultado. Então, não se precipite! Só vá ao salão quando estiver mais animadinha. "Eu sempre pergunto o porquê da mudança. Se eu sentir que a mudança não é bacana para o momento, sugiro outra coisa. É preciso pensar muito, principalmente se a mudança for radical. Também não vale entrar em qualquer salão, e pronto! Essas atitudes podem trazer arrependimentos"
9. Exija os seus direitos
Não tenha medo de perguntar. Se ainda não se sente segura com o corte escolhido, tire todas as suas dúvidas antes que o cabeleireiro encoste na tesoura. E, se depois você não aprovar o resultado, bote a boca no mundo. Afinal, a nossa imagem é um cartão de visitas. E, se não sair do salão feliz, não valeu a pena o investimento. Converse com o profissional e entrem num acordo para salvar o corte até que se sinta satisfeita. "Apenas 10% das clientes confessam que não gostaram, mas toda cliente tem o direito de dizer se gostou ou não e pedir que a gente faça acertos"
Os CABELOS mais COBIÇADOS da TV

Mel Lisboa
CORTE: chanel moderno.
INDICADO PARA: fios lisos e sem volume.
COMO CORTAR: Base: 1) penteie osfios e faça a base reta no queixo. Repicado: 2) atrás, do topo da cabeça para a nuca, corte mecha por mecha, diminuindo de leve o comprimento, para obter a graduação discreta. 3) Repique depois a lateral.

CORTE: repicado clássico,com mechas.
INDICADO PARA: cabelos lisos ouondulados e com pouco volume.
COMO CORTAR: Base: 1) corte a base na altura do ombro. 2) levante mechas num ângulo de 90 graus e corte ao redor da cabeça. Franja: 3) separe os fios em triângulo. Corte em diagonal até as sobrancelhas.

CORTE: clássico.
INDICADO PARA: cabelos de todos os tipos, especialmente para senhoras.
COMO CORTAR: Base: 1) levante mechas em um ângulo de 90 graus e corte. Do meio da cabeça à nuca, vá diminuindo o comprimento dos fios, para que fiquem mais curtos atrás. Franja falsa: 2) corte na altura dos olhos e desfie os fios.

INDICADO PARA:cabelos lisos e ondulados.
COMO CORTAR: Base:1) penteie o cabelo e corte a base reta, acima dos ombros. Franja: 2) separe os fios em forma de triângulo. Puxe mechas para um lado e corte em diagonal.

CORTE: chanel desfiado.I
NDICADO PARA: liso ou ondulado.
COMO CORTAR: Base: 1) corte na altura do queixo. 2) levante mechas em 90 graus e repique as pontas. 3) desfie a lateral, do nariz à base. Franja: 4) escolha uma mecha e corte no comprimento desejado. Depois, corte outras mechas, com base na primeira, para dar leveza.

Fernanda Machado
CORTE: chanel com franja.
INDICADO PARA: cabelos lisos.
COMO CORTAR: Base: 1) penteie o cabelo para a frente e corte a base reta, três dedos abaixo do queixo. 2) depois, faça um leve repicado nas pontas. Franja: 3) corte um pouco abaixo das sobrancelhas e desfie. Atenção: esta franja é mais larga e vai até a altura da têmpora.

CORTE: repicado.
INDICADO PARA: cabelos ondulados e crespos.
COMO CORTAR: Base: 1) faça-a reta, na altura dos ombros. 2) eleve mechas do cabelo e corte as pontas, seguindo o contorno da cabeça . Franja: 3) penteie os fios para a frente e separe-os em forma de triângulo. Corte na altura do nariz e desfie os fios laterais.

Renée de Vielmond
CORTE: chanel desfiado nas pontas.
INDICADO PARA: cabelo liso.
COMO CORTAR: Base: 1) penteie o cabelo e corte reto, na altura do pescoço. Desfiado: 2) divida os fios ao meio e repique-os a partir da altura do queixo, deixando-os bem desfiados. 3) atrás, corte em suave degradê, para que os fios da nuca fiquem mais curtos que os da frente.

CORTE: reto, com franja lateral.
INDICADO PARA: cabelos finos, lisos e pouco volumosos.
COMO CORTAR: Base: 1) penteie o cabelo para baixo e corte reto, na altura dos seios. Franja: 2) delimite o triângulo, sendo a base na altura dos olhos. Puxe a mecha toda para um lado e corte com a tesoura de cima para baixo

CORTE: liso escorrido moderno, com pontas definidas. I
NDICADO PARA: cabelos lisos.
COMO CORTAR: Base: 1) penteie o cabelo para baixo e corte reto, na altura dos seios. Repicado: 2) separe o cabelo ao meio e imagine um triângulo, cuja base bate na altura do queixo. A partir daí, repique toda a lateral.

INDICADO PARA: cabelos ondulados.
COMO CORTAR: Base: 1) reta, nos ombros. 2) eleve mechas do cabelo e corte as pontas, seguindo o contorno da cabeça. Franja: 3) penteie para a frente e separe-os em forma de triângulo. Corte na altura do nariz e desfie a lateral do triângulo.

COMO CORTAR: Base: 1) penteie os fios e corte reto, na altura dos seios. Repicado: 2) divida o cabelo ao meio e repique a frente, a partir das bochechas.
3) eleve mechas e repique as pontas. Franja: 4) separe os fios em forma de triângulo, puxe-os para um lado e corte.
Acabou com o cabelo? Saiba como consertar
Só o que a gente consegue sentir é um nó na garganta e o amargo gostinho do arrependimento. Mas tão velha quanto à frase acima, é a máxima de que para tudo tem um jeito. Dois profissionais renomados ensinam como consertar os principais erros que podem ser cometidos nas suas madeixas. Então, engula o choro e resolva o drama agora mesmo.
A franja ficou curta. E agora?
Algumas mulheres mais modernas e ousadas conseguem driblar com maior facilidade o fato de a franja ter ficado curta e não se incomodam em desfiar as pontas e cortar o cabelo também para harmonizar o visual.
Mas, se você não pretende mexer no comprimento dos fios, uma solução prática e divertida são as famosas fivelinhas tic-tac, ou seja, mantenha a franja presa até que ela atinja novamente o comprimento ideal. Dependendo do tamanho que a franja ficou também é possível desfiar levemente e dar movimento de modo que possa ser usada na diagonal.
O que fazer quando o repicado arma demais?
Você entra no salão e pede o corte da moda, todo desfiado como o da Priscila Fantin. Só que no final das tesouradas o resultado é algo similar à juba de um leão. O cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W de São Paulo, revela que dá para consertar um repicado armado com um corte em linha geométrica, o que ajuda a acalmar e dar mais peso aos fios.
Outra solução apontada pelo especialista é fazer escova e usar produtos finalizadores para domar o volume. O cabeleireiro Nilo Leal, do salão Casa Mauro Freire de São Paulo, também aposta nas pontas desfiadas para diminuir o volume. Mas, caso os fios estejam curtos demais, é bom levar em consideração a idéia de fazer escova progressiva para não mexer no comprimento dos fios.
Aderi ao curto, mas o cabelo ficou volumoso
Para esse drama recomenda-se um bom relaxamento para domar os fios ou, então, um corte desfiado com navalha. Outra boa opção é o uso de finalizadores como pomadas cremosas que modelam os fios e fazem com que eles fiquem mais próximos da cabeça.
O que fazer quando as luzes não param de clarear?
Isso acontece geralmente quando o tempo de exposição à química foi maior do que o recomendado. Para consertar, além de evitar a exposição ao sol, é preciso lançar mão de xampus tonalizantes para recuperar a cor inicial.
Como recuperar o volume perdido com o desfiado?
Nesse caso, a solução é simples: diminuir o tamanho dos fios (caso estejam compridos) e moldá-los com mousse e produtos específicos para dar mais volume. Mas para que essa última tarefa dê certo, é essencial seguir corretamente a forma de aplicação. Então, anote: após lavar as madeixas, remova o excesso de umidade e espalhe um punhado de mousse (do tamanho de uma bola de tênis) em toda a cabeleira. Reduza o volume pela metade, caso tenha fios curtinhos. Em seguida, amasse bem os fios ao mesmo tempo em que seca com o difusor.
Como consertar um degrade desigual?
"Nesse caso o ideal é cortar novamente de forma a igualar as mechas", diz Wanderley. Já Nilo, faz uma brincadeira dizendo que nesse caso o cliente deve agradecer ao profissional. "Cabelo com um dégradé todo certinho não cai bem mesmo, está fora de moda, prefira as pontas desfiadas." Ou seja, dessa forma, o que vale mais mesmo é o seu bom senso - olhe-se no espelho e veja se é melhor cortar ou não.
Quero dar um fim às pontas espigadas
Isso é sinônimo de cabelos maltratados, com excesso de química ou ressecados pelo uso de secador e chapa. Se você não pretende cortar a parte ressecada já existem tratamentos que recuperam as pontas, um dos mais eficientes é a cauterização. Mas, o mais importante é prevenir o aparecimento das pontas espigadas com produtos e tratamentos que não deixam que o cabelo chegue neste estado. Hidratação constante é sempre bem-vinda.
Dicas de cabelos secos
- Existem vários inimigos do cabelo, que devem ser afastados dos cabelos secos! Estão aqui em causa secadores de má qualidade, ou
que sejam usados a temperaturas muito altas, ou muito próximos dos cabelos, rolos quentes, ferros de alisar de má qualidade, ou escovas em material metálico, sem a devida protecção nas pontas!
- As máscaras semanais também podem dar uma boa ajuda: experimentem triturar um abacate e juntar-lhe uma clara de ovo, com um copo de água! Deve-se bater tudo muito bem e aplicar no cabelo durante 15 minutos. Usem uma touca para que a máscara possa actuar mais convenientemente! Retirem bem com água morna e depois procedam à lavagem normal dos cabelos, com champô e amaciador!
Cabelos Secos
caso dos cabelos ruivos? As ruivas naturais têm fios mais grossos que todos os outros e normalmente começam com madeixas de tipo
normal a oleosas. Conforme as ruivas envelhecem e os fios brancos começam a surgir, seus cabelos eventualmente se tornam secos.
As morenas geralmente começam com adoráveis cabelos brilhantes e dependendo de sua saúde e estilo de vida podem ter cabelos de qualquer tipo.
As mulheres de cabelos castanho-médio, sendo estes mais próximos
de uma cor alourada, têm tendência para cabelos secos já que os raios de sol naturalmente descolorem a camada externa dos fios.
Mulheres de cabelos louro-claro têm tendência para cabelos bastante secos, a reação encontrada é a mesma dos cabelos descoloridos.
Mulheres de cabelos louro-médio têm tendência para qualquer tipo de cabelo e possuem também uma combinação de couro-cabeludo oleoso com pontas secas - assim como as louras de tons mais escuros. Tudo isto depende de fatores hereditários e estilos de vida.
Cabelos finos podem ser oleosos ou secos. Já ví ambos tipos. A maioría dos cabelos finos parecem ser secos. Cabelos com fios mais grossos podem ter uma combinação de couro-cabeludo oleoso com pontas secas. Por esta razão é que o escovado dos cabelos pode ser uma tamanha vantagem para você. Você toma os óleos naturais que foram absorvidos através dos alimentos consumidos numa forte escovada e os traz até as pontas. A velha e tradicional receita de escovar os cabelos 100 vezes todas as noites realmente funciona. Sempre escove os cabelos antes de lavá-los com xampú, já que isto os deixa soltos e livres de dejetos mais facilmente.
Enrolar os cabelos com bóbis é muito mais saudável que utilizar os a calor (ou rolos quentes). Além disto, voce sabía que os bóbis tradicionais estão de volta? Seu penteado irá durar por muito mais tempo, também. Para uma força adicional e mais movimento, evite ao máximo o uso do secador. Pense nas coisas que pode fazer enquanto espera seu cabelo secar. Faça a lista de compras, converse ao telefone, cheque sua lista de e-mails, escreva uma carta, balance o bebê, tire o pó, passe um pano no chão, lave pratos ou mesmo, use o fio dental. Não diga que você não tem tempo. Faça uma lista das coisas que precisam ser feitas e as vá consultando conforme escreve. Você irá descobrir que tem mais tempo do que o que jamais teve.
O sol, o atrito com o vento e com a areia e a ação das substâncias químicas da piscina abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula), deixando o interior fragilizado e predisposto a alterações como ressecamento, quebra e perda de elasticidade. Esses agressores também levam embora partículas microscópicas de queratina, a proteína que forma o cabelo, causando buracos invisíveis a olho nu que o tornam áspero. O problema se agrava com o uso freqüente de secador ou chapinha, pois o calor retira boa parte da água dos fios, ressecando-os ainda mais.
em casa
Os xampus e condicionadores precisam de ativos hidratantes (como pantenol, aloe vera, extratos vegetais, ceramidas e lipídeos), mas também devem ser enriquecidos com queratina, aminoácidos ou proteína (do leite ou do trigo, por exemplo). Essas substâncias conseguem se fixar no fio, reconstituindo-o. Uma ou duas vezes por semana, vale a pena fazer uma máscara reconstrutora. Para completar, leave-in com filtro solar diariamente é indispensável para reverter ou prevenir estragos.
Cabelos Normais
Dicas para cabelos oleosos
- Mantenha os cabelos sempre limpos e nunca esfregue o xampu, porque isso também estimula as glândulas sebáceas.
- Não passe as mãos e evite escovar muito o cabelo, para não estimular a produção de sebo.
- Lave o cabelo todos os dias em água morna ou fria e com xampus à base de substâncias desengordurantes (hamamélis, jaborandi e castanha-da-índia).
- Condicionador, só nas pontas. E evite os produtos 2 em 1.
- Mantenha o secador a 15 centímetros de distância e na temperatura morna ou fria.
- Tome bastante água diariamente para ajudar a regularizar a produção sebácea.
Cabelos oleosos
Os cabelos sempre foram motivo de preocupação para as mulheres mais vaidosas, afinal, ajudam a complementar o charme e a beleza. E não poderia ser diferente, pois, cabelos bonitos costumam ser a luz que faltava para um belo visual.
Você lava diariamente os cabelos, corre atrás de um xampu que dê resultado, mas nada disso adianta, pois dentro de algumas horas eles vão ficando pesados e parecem grudar no couro cabeludo. Esses são sinais típicos de um cabelo oleoso, uma outra anomalia do couro cabeludo que é a oleosidade excessiva.
No mundo da cosmética já existem xampus e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Xampus anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar medicamentos via oral.